8 ago

Chá de fraldas: como fazer e lista de presentes

Chá de fraldas: como fazer e lista de presentes

Um dos momentos mais divertidos e marcantes de uma gravidez é o chá de fraldas. Antigamente, o chá de fraldas era apenas para mulheres, com o objetivo de ajudar a futura mamãe a completar o enxoval do pequeno bebê. Hoje, ele se transformou em uma celebração para todos, sendo muito comum que os homens também participem inclusive o futuro papai.

Organizar um chá de fraldas não é uma tarefa tão difícil, mas requer alguns cuidados para que nenhum detalhe seja esquecido. São muitas coisas para organizar e a lista de presentes também tem que ser lembrada.

Foto: Pixabay

Aqui vão algumas dicas para organizar um belo chá de fraldas e montar uma boa lista de presentes, sem esquecer os principais itens para seu bebê.

Passo a passo para a organização

A melhor época para fazer o chá de fraldas é a partir do 6º até o 8º mês de gestação, para que sua barriga esteja bem aparente e você ainda esteja com pique para organizar uma festa e receber bem os convidados. Escolha bem a data, que seja disponível para todos. Tome cuidado com feriados, pois muitas pessoas costumam viajar.

Normalmente, o chá de fraldas é realizado à tarde. Mas nada impede que seja feito um almoço ou até mesmo um happy hour. Isso vai depender do estilo da futura mamãe e que tipo de festa ela prefere fazer.

Peça para uma ou mais amigas e familiares para te ajudarem na organização, para que você também possa dar atenção aos convidados e curtir o chá.

Escolha um lugar que comporte todos os convidados sentados. Pode ser em casa ou num salão de festas de condomínio, por exemplo.

Faça a lista de convidados, listando todos que você quer que estejam com você neste dia. O convite pode ser feito com um cartãozinho, por telefone, ou pelas redes sociais. O importante é ter certa antecedência no convite, para que todos possam se organizar e comparecer.

Escolha um tema para o chá de fraldas e capriche na decoração. Isso não é obrigatório, mas dá um charme a mais e deixa o ambiente mais festivo e alegre. Não precisa ser muito elaborado, existem muitas boas ideias que ficam lindas e cabem em qualquer bolso.

Monte um cardápio para o seu chá, considerando o clima e o horário da festa. Em dias mais quentes, bebidas geladas e saladas de frutas são muito bem vindas. Em dias frios, que tal um chazinho ou chocolate quente? Salgadinhos, sanduíches e tortas salgadas caem bem em qualquer ocasião. Doces como bolos, cupcakes e brigadeiros também não podem faltar.

É claro que não dá para esquecer as tradicionais brincadeiras. Organize algumas brincadeiras para seus convidados se divertirem. E as suas ajudantes podem e devem preparar brincadeiras para serem feitas com você, futura mamãe.

Você pode também providenciar uma lembrancinha para dar aos convidados no fim da festa, seguindo o tema da decoração, para marcar ainda mais esta ocasião tão festiva.

Chá de fraldas

Foto: Pixabay

Montando a lista de presentes

No chá de fraldas, algumas pessoas costumam pedir apenas fraldas e produtos de higiene e outras preferem fazer uma lista mais completa, incluindo vários itens do enxoval.

Algumas mamães com uma boa condição financeira ou que já possuem muitas coisas de gestações passadas optam por fazer um chá de fraldas beneficente, onde os presentes serão doados para uma instituição de caridade.

Seja qual for o seu caso, é importante ajudar seus convidados, montando uma lista e dando orientações para que eles possam adquirir presentes que sejam úteis para você e seu bebê. Aqui vão algumas dicas:

  • Ao pedir fraldas descartáveis, lembre-se que existem fraldas de vários tamanhos (RN, P, M e G) e que os bebês vão mudando de tamanho conforme crescem. Por isso peça fraldas de tamanhos variados. Os tamanhos de fraldas Me G são usados por um período maior, por isso peças mais fraldas nestes tamanhos.
  • Se tiver preferência pela marca da fralda ou dos itens de higiene, inclua na lista.
  • Itens de higiene são importantes e devem estar na lista, como sabonetes, shampoo neutro, lenços umedecidos, álcool e algodão.
  • A lista de presentes pode ser disponibilizada em um site ou email para que cada um escolha o que vai dar ou você pode colocar a sugestão de presente no convite de cada pessoa
  • É possível também montar listas de presentes em lojas virtuais, para que os convidados comprem online. É mais uma opção para facilitar a vida das pessoas.
  • A lista de presentes é muito pessoal, mas existem alguns itens bastante úteis que não podem faltar como toalha de banho, fraldas de pano, mantas e babadores. Quanto à roupas de bebê, este site tem uma ótima lista das peças essenciais.

Estas dicas vão te ajudar a ter um chá de bebê inesquecível.

Siga-nos nas redes sociais para mais dicas e informações sobre o universo infantil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *